Tubo de concreto x tubo de polietileno: um comparativo
O tubo de concreto vem sendo utilizado a muitos anos nas obras de drenagem, tendo tradição e confiança no seu uso para o escoamento.
Devido a grande disponibilidade de mercado, possui fácil obtenção e preço acessível, mostrando-se vantajoso aos olhos da maioria dos construtores e engenheiros.
Porém, a construção civil está em constante processo de mudança, buscando a cada dia novas tecnologias e materiais para solucionar com mais eficiência as questão dos canteiros de obra, além da busca de melhores condições de trabalho, materiais mais seguros, resistentes e duráveis.
Dessa forma, o tubo de polietileno vem sendo apresentado como uma nova técnica para facilitar o processo de execução de obras de escoamento de águas, diminuindo prazos e custos. São feitos em polietileno de alta densidade, um material de alta resistência, durável, mais leve e com alta expectativa de vida útil.
Confira agora a comparação entre tubo de concreto e tubo de polietileno e veja porque o PEAD é a melhor escolha.
Mais resistente
O tubo de polietileno é flexível e altamente resistente a impactos e corrosão.
Quedas de baixa altura podem facilmente causar danos ao tubo de concreto. Já o duto de polietileno possui alta resistência contra quebras e danos, podendo inclusive ser implantados sob estradas com grande fluxo de veículos, em rodovias ou até mesmo portos e aeroportos.
Também apresentam maior flexibilidade que o tubo de concreto, não sendo afetados pela movimentação natural do solo e permitindo maior flexibilidade tanto no projeto quanto na instalação.
São também mais resistentes às condições agressivas do solo, não enferrujam, deterioram ou sofrem corrosão. Em comparação, o tubo de polietileno suporta uma variação de pH entre 1,5 a 14, enquanto o tubo de concreto suporta apenas entre 3 a 12.
Maior eficiência
Diferente do tubo de concreto, o tubo de polietileno possui as paredes lisas, havendo baixo atrito e, portanto, um maior índice de vazão.
Com isso, a profundidade da vala a ser escavada é menor, uma vez que não necessita de declividade tão acentuada para garantir a velocidade ideal de escoamento dos fluidos.
Uma vala menor também significa maior resistência à compressão, não necessitando de escoramentos ou de operários que entrem nela para trabalhar.
O tubo de polietileno é atóxico, sendo aprovado para uso em aplicações de água potável, em contato com alimentos ou aplicações médicas.
Maior facilidade
O tubo de polietileno é quase 30 vezes mais leve que o tubo de concreto, facilitando no transporte e instalação, pois não necessita de equipamentos para descida do duto na vala.
O maior tamanho também diminui a quantidade de tubos necessários. Enquanto o tubo de concreto possui comprimento de 1 metro, o tubo pead é feito em barras de 6 metros. Em comparação, para 144 metros de tubulação, são necessários 144 tubos de concreto, enquanto apenas 24 tubos de polietileno.
Já em questão de juntas, a ligação dos dutos de pead se dá através de ponta e bolsa, apenas com encaixe ou rosqueamento. No tubo de concreto, é necessário o isolamento com argamassa de cimento após o acoplamento dos tubos na posição.
Dessa forma, a execução das juntas do tubo de polietileno é mais rápida e fácil, além de o número de juntas ser bem menor (23 emendas num projeto de 144 metros contra 144 emendas do tubo de cimento).
Mais rapidez
O tubo de polietileno apresenta uma instalação mais rápida em comparação ao tubo de concreto devido à maior facilidade de transporte e movimentação, a rapidez de instalação das juntas e o maior comprimento dos tubos.
Menos manutenção
O tubo de concreto é de material que sofre corrosão com mais facilidade, além de possibilitar infiltrações. Já o tubo de polietileno é forte, resistente e extremamente durável.
A vida útil do tubo de concreto é de 30 anos, enquanto o tubo de polietileno dura no mínimo 50 anos, podendo chegar a 75 anos.
Custo reduzido
Analisando todas as vantagens anteriores, podemos perceber que o uso do tubo de polietileno significa um menor custo, tanto a curto quanto a longo prazo.
Apesar de o valor unitário ser maior que o do tubo de concreto, os gastos com instalação e manutenção tornam o projeto com tubo de polietileno reduzido.
A maior leveza e facilidade de instalação requer menos equipamentos e funcionários e também diminui o tempo de obra. E também a maior resistência e durabilidade significa menos manutenção, também ajudando na redução de custos.
Ficou interessado nas vantagens do tubo de polietileno? Entre em contato e solicite um orçamento!